quinta-feira, 30 de setembro de 2010

50 anos de Renato Russo.


dãã, não da pra copiar o link =/
vou colocar o texto mesmo, mas é antigo!!



Não foi a toa que no final do mês de março, o Brasil foi coberto por homenagens ao cantor e compositor Renato Manfredini Junior. Nascido em 1960, Renato Russo completaria no dia 27 de março, 50 anos. Influenciou gerações, influenciou o rock, influenciou meninos e meninas, pintou calçadas com gís em melodias jamais esquecidas.
Para comemorar a data em que nasceu, Renato lotou a mídia e as casas de shows, com tributos e programas especiais, Altas Horas fez um especial, levando músicos que participaram da vida de Renato, dentre eles, Dado Villa-Lobos , Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, e bandas como Jota quest, Móveis Coloniais de Acaju, Cidadão Instigado, para cantar faixas de legião. O canal Multishow não ficou de fora, levou musicos de renome como Charlie Brown jr, Cidade Negra, Paulo Ricardo, Vanessa da Mata, Nasi, Plebe Rude, Biquini Cavadão, Detonautas, Capital Inicial, para homenagiar Renato.
A cidade de Teresina também contou com a homenagem, na quarta –feira 31 de março, no Palácio da Musica. O musico Aislan Leal fez o tributo a Renato Russo, se apresentou como Renato "Eu sou o Renato Russo Eu escrevo as letras, eu canto
Nasci no dia 27 de março, eu tenho 23 anos
E sou Áries e ascendente em Peixes
Eu trabalhava com Jornalismo, rádio, era professor de Inglês também
e comecei a trabalhar com 17 anos e tudo
Mas só que de repente tocar Rock era uma coisa que eu gostava mais de fazer
E como deu certo eu continuo fazendo isso até hoje" descrição da qual Renato usou no CD ‘Uma Outra Estaçao’. No repertorio, Aislan misturou musicas de cada Cd, ( a banda lançou mais de 10 discos, dentre eles, coletâneas, álbuns ao vivo, um CD com músicas em italiano, nomeado ‘Equilibrio Distante’, Aislan surpreendeu o publico cantando assim como Renato, em Inglês e italiano.
O ‘Jornal da Globo’ também fez menção ao músico, na coluna de Nelson Mota, que descreveu Renato como ‘um dos artistas mais talentosos e carismáticos da música brasileira. Renato foi tão cultuado que se transformou em um personagem messiânico para multidões de fãs ,era culto, sofisticado e solitário’
Muitas outras homenagens foram direcionadas ao poeta do rock ao longo dos anos, livros bibliográficos publicados como: ‘O Trovador Solitario’, ‘Renato Russo de A a Z’, ‘Renato Russo, o Filho da Revoluçao’ são apenas um arquivo escrito de como o musico foi importante, especialmente na época da ditadura militar influenciando multidões de fãs. No ano de1978 Renato foi direcionando sua carreira de musico, primeiramente com a banda ‘Aborto Eletrico’ e em seguida com sua carreira solo, e finalmente consolidou sua carreira com a Legião Urbana, juntamente a Dado Villa-Lobos , Marcelo Bonfá, e Renato Rocha.
Renato Russo, em suas canções, falou de amor, de guerra, de paz, da ditadura, de esperança, de atrocidades, de sexualidade, do governo Collor, de suicídio, de opressão, de Eduardo e Mônica. Independente do assunto sua letras eram recheada com lirismo, adorava inglês, cantava também em inglês, era melancólico e místico, é considerado gênio por muitos, era sensível, Renato era polêmico, critico, corajoso, tinha inteligência intrigante. Renato é eterno, e sem duvida se perpetuará, com merecimento o ‘Poeta do Rock’, por mais 12, 50, 100 anos, impressionando e sendo admirado, louvado, por outras novas gerações.

1 comentários:

Vaneza S. disse...

Aqui em PHB não teve nenhuma homenagem. Que pena!
Definitivamente Renato Russo foi um grande gênio da música.

BeijoZzz

 
Espelho.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino